24 de Março 2009 18:00h
Prof. Euclides André Mance (Univ. Fed. Paraná -Brasil) // Inst. Filosofia da Libertação
"Redes de economia solidária"
[Participação Livre]

24 de Março 2009 -18:00h
Auditório Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

(Rua Gil Vicente 138-142, Porto --Metro: Marquês)

O actual modelo de desenvolvimento, apoiado no capitalismo globalizado, é gerador de exclusão social e de degradação ambiental. Logo, quando são consumidos produtos e serviços de empresas que exploram trabalhadores e destroem o equilíbrio ecológico, ocorre o estímulo a um sistema responsável por esses danos à humanidade. http://www.solidarius.com.br/mance/
As Redes de Colaboração Solidária são baseadas num sistema de produção onde não pode haver exploração nem dominação dos trabalhadores, com equilíbrio nos processos, com uso de insumos produzidos de forma ecologicamente correcta, e com partilha dos excedentes, havendo reinvestimento e formação de novas redes. “A ideia é remontar cadeias produtivas, fazendo com que saiamos do labirinto capitalista, criando outra economia”, segundo Mance.
No contexto português as redes de economia solidária são inexistentes e a reflexão a respeito desta matéria ainda muito incipiente. Contudo, achamos que à medida que o sistema hegemónico vai gerando cada vez mais exclusão, é indispensável e oportuno difundir o conceito e as práticas que já possuem forte implantação na América Latina e nalguns sectores de algumas sociedades europeias.

Este Seminário é uma iniciativa do INTER-CULTURAL:ciclo de eventos e do Mestrado em Intervenção Comunitária da ESEPF e com o apoio do Instituto Paulo Freire Portugal e da Mó de Vida.

Sem comentários: